Tome medidas durante a viagem para se manter seguro e saudável e evite experiências que possam arruinar sua viagem.
Higienize suas mãos
A higiene regular das mãos é uma das melhores maneiras de remover germes, evitar adoecer e prevenir a propagação de germes para outras pessoas. Lave as mãos e tome outras precauções para evitar contrair e espalhar doenças durante a viagem:
Lave suas mãos com sabão e água. Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool
Evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos sujas. Se você precisar tocar seu rosto, certifique-se de que suas mãos estejam limpas
Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a manga (não as mãos) ao tossir ou espirrar
Evite contato com pessoas doentes
Se você ficar doente durante a viagem, fique em suas acomodações, a menos que precise de cuidados médicos
Escolha um transporte seguro
Acidentes de veículos motorizados são uma das principais causas de morte entre os viajantes. Em muitos destinos de renda média ou baixa, pode haver estradas ruins, sem acostamentos, curvas e penhascos desprotegidos ou sem iluminação pública. Em alguns destinos, as leis de trânsito e os sinais de trânsito podem não ser seguidos regularmente. Siga estas dicas para reduzir o risco de se machucar:
Use sempre o cinto de segurança
Não dirija à noite, especialmente em áreas rurais ou desconhecidas
Não ande de moto. Se precisar andar de moto, use capacete
Conheça as leis de trânsito locais antes de pegar o volante
Não beba e dirija
Só ande em táxis licenciados e que tenham cintos de segurança
Evite ônibus ou vans superlotados, com excesso de peso
Esteja alerta ao atravessar a rua, especialmente em países onde as pessoas dirigem à esquerda
Previna picadas de insetos
Em sua viagem, use repelente de insetos e tome outras medidas para evitar picadas de insetos. Insetos, incluindo mosquitos, carrapatos, pulgas e moscas, podem espalhar doenças como malária, febre amarela, zika, dengue, chikungunya e Lyme.
Use um repelente de insetos com um dos seguintes ingredientes ativos: DEET, icaridina o IR3535, óleo de eucalipto-limão/para-mentano-diol ou 2-undecanona
Sempre aplique protetor solar primeiro, deixe secar e depois aplique repelente de insetos. Certifique-se de seguir as instruções no rótulo e reaplicar ambos conforme indicado
Use camisas de manga comprida e calças compridas quando estiver ao ar livre
Escolha bem alimentos e bebidas
Alimentos ou bebidas contaminados podem causar diarreia e outras doenças nos viajantes e atrapalhar sua viagem. Os viajantes para destinos de baixa ou média renda estão especialmente em risco. Escolha alimentos e bebidas mais seguros para evitar adoecer.
Coma alimentos que tenham sido totalmente cozidos e servidos quentes
Não coma frutas ou legumes frescos, a menos que você possa lavá-los ou descascá-los
Beba apenas bebidas engarrafadas e seladas e evite gelo - provavelmente foi feito com água da torneira
Evite animais
Os animais podem parecer fofinhos, e você pode querer acariciá-los. Mas qualquer animal, mesmo que pareça amigável ou inofensivo, pode espalhar doenças e pode ser perigoso. Ao viajar, não faça carinho ou alimente animais, nem mesmo animais de estimação, pois eles podem não estar vacinados contra raiva e outras doenças. As mordidas de animais podem causar uma infecção bacteriana, que pode exigir antibióticos, portanto, procure atendimento médico após qualquer contato com animais. Além disso, certifique-se de estar em dia com sua vacinação contra o tétano.
Proteja se contra o sol e temperaturas extremas
Aplique protetor solar com FPS 15 ou superior ao viajar. Proteger-se do sol não é apenas para praias tropicais – você pode se queimar mesmo se estiver nublado ou frio.
Se você estiver lugar de clima quente, use roupas folgadas, leves e de cores claras. Ao viajar para climas frios, use roupas quentes em várias camadas soltas.
Emergências e Desastres Naturais
Se você ou um acompanhante de viagem sofrer uma lesão ou doença que não possa ser tratada com primeiros socorros básicos ou medicamentos de venda livre, procure atendimento médico imediatamente.
Se você comprou um seguro de evacuação e acha que precisa usá-lo, ligue para a companhia de seguros de viagem para obter assistência.
Para outras emergências ou desastres naturais, você pode fazer o seguinte:
Entre em contato com familiares, amigos, um colega de confiança ou seu empregador o mais rápido possível após o desastre para mantê-los informados sobre sua localização e estado de saúde
Contate a embaixada, consulado ou missões diplomáticas do Brasil
Comments