O que é HIV?
HIV é o nome do vírus da imunodeficiência humana, que afetar o "sistema imunológico", responsável por combater infecções. Quando uma pessoa tem infecção por HIV não tratada, ela pode adoecer facilmente. Isso ocorre porque seu sistema imunológico pode não funcionar adequadamente para combater infecções ou câncer. Mas as pessoas com HIV podem tomar medicamentos para controlar o vírus, manter seu sistema imunológico preservado e permanecer saudáveis por muitos anos.
As pessoas podem se infectar com o HIV ao entrar em contato com sangue ou fluido corporal de uma pessoa com HIV. Os fluidos corporais incluem sêmen e fluidos vaginais. Por exemplo, uma pessoa pode pegar HIV se:
Tiver relação sexual sem usar preservativo com alguém que tenha HIV – Isso inclui sexo vaginal, anal e oral
Compartilhar agulhas ou seringas com alguém que tenha HIV
O que é Aids?
AIDS é o termo médico usado para descrever o estágio final da infecção pelo HIV, quando o sistema imunológico está comprometido.
Quais são os sintomas do HIV?
Quando uma pessoa é infectada pelo HIV, ela pode ter febre, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Esses sintomas geralmente duram cerca de 2 semanas. Em alguns casos, esses sintomas são muito leves. Muitas pessoas com infecção pelo HIV nem se lembram de tê-los.
Nos primeiros anos após a infecção, a maioria das pessoas com HIV não apresenta sintomas ou apresenta apenas sintomas leves. Algumas pessoas têm aumento dos linfonodos. Quando isso acontece, geralmente é no pescoço, axila ou virilha. O aumento dos linfonodos também pode ocorrer em pessoas que vivem com HIV há muito tempo.
Pessoas que vivem com HIV não tratado por muitos anos podem ter outros problemas, como:
Febre, diarreia e perda de peso
Outras infecções, incluindo:
Infecções pulmonares
Infecções cerebrais
Infecções oculares
Infecções fúngicas
Como o HIV é tratado?
O tratamento consiste na combinação de diferentes medicamentos que são chamados de antirretrovirais ou TARV. Eles funcionam muito bem para manter a infecção pelo HIV controlada na maioria das pessoas. Você e seu médico devem trabalhar juntos para decidir quais medicamentos são os mais adequados para você.
É importante seguir todas as instruções do seu médico sobre o tratamento e tomar a TARV todos os dias. Isso ocorre porque o seu vírus HIV pode sofrer resistência se você pular tomadas ou parar de toma-los. Informe o seu médico se tiver quaisquer efeitos secundários ou problemas com a sua TARV.
Algumas pessoas que vivem com HIV também tomam medicamentos para prevenir infecções oportunistas.
E se eu estiver grávida ou quiser engravidar?
Se você vive com HIV não faz o tratamento, seu bebê pode ser infectado pelo HIV durante a gestação, parto ou amamentação. Se você estiver grávida ou quiser engravidar, converse com seu médico sobre maneiras de reduzir a chance de transmitir o HIV para seu bebê.
O que posso fazer para evitar a transmissão do HIV para outras pessoas?
A melhor maneira de reduzir a chance de transmissão do HIV para outras pessoas é com o diagnostico precoce e o tratamento adequado. Outras coisas que você pode fazer são:
Usar preservativo durante as relações sexuais, seja vaginal, anal ou oral
Não compartilhar materiais perfuro cortante, como lâminas de barbear, alicates de unha e etc
Não compartilhar agulhas ou seringas para uso drogas
Fonte: UpToDate